O ARREBATAMENTO DA IGREJA

 

O PRIMEIRO ESTÁGIO DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO

O ARREBATAMENTO é descrito em I Tess. 4:15-17, "Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: Que nós os que ficarmos vivos para a Vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão Primeiro. Depois nós que ficarmos vivos (só os Santos), seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ARES, e assim estaremos sempre com o Senhor."

Disto nós vemos que o Arrebatamento será duplo.

1 - A Ressurreição dos "Mortos em Cristo".

2 - O Traslado dos "Santos em Vida".

Este duplo caráter do "Arrebatamento" Jesus revelou a Marta quando Ele estava para ressuscitar seu irmão Lázaro, Ele disse: "Eu sou a RESSUREIÇÃO e a VIDA; quem crê em mim, ainda que esteja morto viverá; (Primeira Ressurreição dos Mortos) e todo aquele que vive (está vivo quando Eu vier outra vez) e crê em mim, nunca morrerá." João. 11:25,26. Este caráter duplo do "Arrebatamento" Paulo imortalizou em seu capítulo sobre a Ressurreição, "Eis aqui vos digo um mistério: Na Verdade, nem todos dormirão, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que a corruptível se revista da incorruptibilidade (os mortos em Cristo), e isto que é mortal se vista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: "TRAGADA FOI A MORTE PELA VITÓRIA". Onde está ó morte o teu aguilhão? Onde esta ó inferno tua vitoria?" I Cor. 15:51-57.

As últimas linhas referem-se somente àqueles que serão "transformados sem morrer", porque somente aqueles que não morrem podem gritar - "Onde está ó morte o teu aguilhão, e onde está ó inferno a tua vitória?" Em II Cor. 5:1-4 Paulo expressou o seu anseio, e o anseio dos Santos, o de estar entre aqueles que não seriam "DESPIDOS" pela morte, mas ser "REVESTIDOS" pela imortalidade, para que o MORTAL seja absorvido pela "VIDA" sem morrer. Na sua carta aos Filipenses 3:11-14, diz "Para ver se de alguma maneira posso chegar à RESSUREIÇÃO dos mortos, não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Jesus Cristo. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo PREMIO da Soberana VOCAÇÃO de DEUS em CRISTO JESUS." Esta então é a razão pela qual Paulo considerava uma coisa maior e muito grande ser LEVANTADO na PRIMEIRA RESSUREIÇÃO, e ser "ARREBATADO" com aqueles que serão TRANSFORMADOS, mas ainda assim, considerava como "PREMIO" se fosse no rapto sem ter que morrer primeiro, isto é estar vivo e viver até que JESUS venha.

a) O ARREBATAMENTO SERÁ UMA SURPRESA

Em Mat. 24:42-44, diz que temos que "VIGIAR" porque na hora em que não pensamos o FILHO do HOMEM HÁ DE VIR", e em Apoc. 16:15 diz "Eis que venho como LADRÃO. Bem-aventurado aquele que VIGIA, e guarda os seus vestidos, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas", também em I Tes. 5:1-6, diz que dos "TEMPOS" e "ESTAÇÕES" nos mesmos temos que saber que "O DIA DO SENHOR" (isto é o dia da Sua Volta) virá como o ladrão de noite, que quando disserem "PAZ E SEGURANÇA" virá destruição e não escaparão, o que isto vem a ser o Segundo Estágio da VINDA de CRISTO, chamado de "REVELAÇÃO" quando Ele se vingará dos seus inimigos. Paulo acrescenta em I Tes. 5:4, "Mas vós, irmãos, já não estais em trevas para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão." Assim, "A VOLTA DE CRISTO" será quando nem se está esperando. Virá como quando vem um ladrão sem anunciar sua vinda. Vem com um certo propósito. Não leva tudo que uma casa tem mas leva só as coisas de valor, as jóias preciosas, ouro e prata e o que tem verdadeiro valor. Não vem para ficar, pois tão rápido quanto tem o que veio buscar, vai embora. Assim, também JESUS, no ARREBATAMENTO virá e levará somente seus SANTOS. Como o ladrão deixa muito mais do que leva, assim, o SENHOR, no RAPTO deixará os ímpios e a grande massa das multidões, porque os que ELE LEVARÁ serão em comparação muito poucos.

b) "O RAPTO SERA "SELETIVO"

Não somente irá separar o marido da esposa, irmãos e irmãs, pais e filhos e amigos de seus amigos, como em Lucas 17:34-36. Dois numa cama quer dizer ou indica que a noite. Dois moendo indica manhã ou tarde, e dois no campo indica qualquer hora do dia, o que nos mostra que o "RAPTO" será "AO MESMO TEMPO" em todo o mundo. Tal como Paulo descreve, "num abrir e fechar de olhos" ou como " o relâmpago sai do oriente e se mostra no ocidente; assim será também A VINDA do FILHO do HOMEM", Mat. 24:27.

O ARREBATAMENTO será o mais alarmante "EVENTO" desta IDADE e DISPENSAÇÃO. E vai ocorrer "num abrir e fechar de olhos" e ao redor de toda a terra, ao mesmo tempo. Aquela parte da terra que não estiver dormindo, vai assistir a este "EVENTO". Não sabemos se a "VOZ DO SENHOR", "A VOZ do ARCANJO" e a "TROMBETA DE DEUS" serão ouvidas por outros, a não ser pelos que "morreram em Cristo", e o os "Santos que estiverem vivos". Sabemos que numa ocasião, veio uma voz do céu que falou com Cristo, que Ele entendeu, mas que o povo pensou que era um "TROVÃO", S. João 12:28,29. Quando o Senhor apareceu a Saulo no caminho a Damasco e falou com ele, os homens que viajavam com ele ficaram espantados "ouvindo a voz", não vendo nada e não entendendo o que se falava (Atos. 9:3-7).

Sabemos, porém, que "os mortos em Cristo" ouvirão o som, porque será tremendamente penetrante. Não haverá túmulos profundos demais, ou catacumbas tão cobertas de rochas, nem as pirâmides ou mausoléus tão grossos que o "som" não irá penetrar e "os mortos em Cristo" ouvirão a voz - "ACORDAI SANTOS, DO SONO, E LEVANTAI-VOS DENTRE OS MORTOS, É CEDO, DE MANHÃ, A MANHÃ DA RESSURREIÇÃO!" Na manhã daquele dia glorioso, o ar estará repleto dos espíritos dos "mortos em Cristo", vindo à terra buscar seus corpos glorificados, na ressurreição.

O que acontecerá, se os cemitérios vão ter revirados os túmulos, terra e tampas ou fechaduras dos mausoléus, e o selo quebrado desses túmulos? Nada a esse respeito se nos diz. Sabemos que quando CRISTO ressuscitou, não quebrou o selo do túmulo e por isso o anjo teve que rolar a pedra para mostrar que o túmulo estava vazio. Ou sairemos sem nada perturbar da terra, túmulo, selos, tampas de mausoléus? Pois como nada se nos diz referente a isto, só mesmo o "EVENTO" da "PRIMEIRA RESSURREIÇÃO" mostrará como é que isto vai acontecer. Se os mortos saírem sem nada remover nos sepulcros, então a "PRIMEIRA RESSURREIÇÃO" será secreta ao mundo e não será conhecida, mas não será assim com os "Santos que estiverem vivos", os quais serão arrebatados e trasladados. Se for de noite no nosso lado do planeta terra, quando o "TRIGO" deverá tomar lugar antes do Milênio, dai que não pode haver Milênio antes que Cristo venha (Mat. 13:40-43).

3. Quando Cristo vier, Satanás será amarrado; mas como Satanás será amarrado durante o Milênio, não poderá haver Milênio até que Cristo venha, Apoc. 20:1-3.

4. Quando Cristo vier o Anti-Cristo vai ser destruído; mas como o Anti-Cristo vai ser destruído antes do Milênio, não poderá haver Milênio até que Cristo venha (II Tess. 2:8: Apoc. 19:20).

5. Quando Cristo vier, os Judeus serão RESTAURADOS à sua própria Terra; mas como Eles serão restaurados à sua Terra, antes do Milênio, não poderá haver Milênio antes que Cristo venha (Ezeq. 36:24-28; Apoc. 1:7; Zac. 12:10).

6. Quando Cristo vier, será inesperadamente. Isso nos manda vigiar para que não sejamos tomados desprevenidos. Agora, se Ele não vem até o fim do Milênio, e o Milênio não está ainda aqui, porque nos manda vigiar por um evento que está mais de MIL (1000) anos distante ainda?

O MODO

Ele voltará da mesma maneira que subiu (At. 1:11). Ele subiu corporal e visivelmente, e voltará da mesma maneira. Ele foi numa nuvem, e voltará numa nuvem, "Eis que vem com as nuvens, e todo o olho O verá, até os mesmos que O traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre Ele" (Apoc. 1:7). A única diferença será que Ele subiu só e voltará como um Rei (Luc. 19:12), seguido por uma grande multidão de Exércitos celestiais.

"Porque o Filho do Homem virá na Glória de seu Pai, com os Santos anjos; então dará a cada um segundo as suas obras" Mat. 16:27. A Sua volta, porém, será em "DOIS ESTÁGIOS". Ele virá primeiramente até à região de nossa Atmosfera, e os mortos em Cristo e os "SANTOS VIVOS" serão arrebatados para encontrar-se com Ele nos ARES. Então depois que os SANTOS ressuscitados e trasladados tenham sido julgados e galardoados pelas suas obras, e sendo eles a Igreja - a Noiva de Cristo, tenha desposado-o, Ele virá com Eles à terra, ao Monte das Oliveiras, o lugar donde Ele ascendeu. "E naquele dia estarão os Seus pés sobre o MONTE DAS OLIVEIRAS, que está defronte de Jerusalém para o Oriente; e o Monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o Oriente e para o Ocidente, e haverá um Vale muito grande, e metade do Monte se apartará para o Norte, e a outra metade dele se apartará para o Sul" (Zac. 14:4-11), um grande caos porque de repente toda esta gente, o melhor do melhor, desapareceu. Assim nos lares, como em cada família, trens e metrôs, ruas e lugares públicos; muitos, mas muitos, terão desaparecidos, sumidos ou ido embora.

Tudo no início parecerá um grande "MISTÉRIO" até que alguém, um desviado dos caminhos do Senhor, ou alguém que ouvira ou lera a respeito do ARREBATAMENTO dos Santos, percebendo o que aconteceu dará a explicação.

O que mais surpreenderá "nesse dia" é que muitos que diziam ser Cristãos ou outros que professavam ser ministros do Evangelho do Senhor Jesus terão ficado aqui, para traz. Enquanto outros que não se sabia que eram Cristãos mas que suas vidas eram só para Deus e caminhavam com Ele estarão desaparecidos.

No próximo dia os jornais estarão repletos de "REPORTAGENS" do que aconteceu no dia anterior e com páginas e páginas dos que pedem ajuda para saber, ou encontrar onde estão os que desapareceram. Ou oferecendo as posições para funcionários que preenchem os requisitos para ocupar posições importantes e cargos de confiança. Por poucos dias a excitação será tremenda, até que chegue ao ponto inevitável. Com a exceção dos poucos que irão se arrepender e voltar a Deus, a grande parte da massa humana endurecerá o coração e se tornarão mais ímpios de que antes, e muitos dos que perderam seus entes queridos se entregarão a amargura. O Espirito Santo já não estará operando no período da GRAÇA de DEUS, pois já aconteceu o ARREBATAMENTO DA IGREJA, com o que finda a DISPENSAÇÃO da IGREJA aqui na terra que é a DISPENSAÇÃO da GRAÇA de DEUS. Os Santos que eram o SAL DA TERRA foram tirados daqui. Não haverá o que possa prevenir a rápida degeneração e a "PUTREFAÇÃO MORAL" daqueles que foram "deixados". E o pecado e a injustiça e iniquidade e toda a qualidade de crimes e mundanalidade aumentarão, o que irá pavimentar o caminho para o aparecimento do ANTI-CRISTO e na sua manifestação o mundo irá amadurecer rapidamente para o Juízo de Deus.

 A Igreja de DEUS no Brasil.

Clique aqui para imprimir
Voltar ao Menu!